Em 2010, a DreamWorks lançou “Como Treinar o Seu Dragão”, animação baseada no livro infantil de mesmo nome da escritora inglesa Cressida Cowell. Com dublagem de famosos como Jay Baruchel, Gerard Butler, Craig Ferguson, America Ferrera, Jonah Hill, Kristen Wiig e Christopher Mintz-Plasse, a animação, que conta a historia de Soluço, filho do líder de uma tribo viking que ao capturar um dragão se vê incapaz de mata-lo, surpreendeu nas bilheterias. 

Mas o sucesso não foi apenas de público. A crítica elogiou bastante o filme, que inclusive foi indicado nas categorias de Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora no Oscar de 2011. Claro que a DreamWorks quis dar continuidade ao sucesso, e este ano lançou o segundo filme da franquia, agora explicando a história da família de Soluço, já que desde pequeno o viking acreditava que sua mãe teria sido morta em um ataque de dragões à sua tribo.

E para garantir o sucesso de “Como Treinar o Seu Dragão 2”, a DreamWorks apostou não apenas na volta de atores famosos para dublar as personagens da animação, mas também do responsável pela trilha sonora do primeiro filme, John Powell. O compositor, que já fez parte dos estúdios de Hans Zimmer, conseguiu manter a qualidade da trilha sonora que vimos no primeiro filme.

Powell afirma que foi um desafio compor o instrumental de “Como Treinar o Seu Dragão 2”, já que a história se passa 5 anos após os acontecimentos do primeiro filme. Se as personagens cresceram, a trilha sonora deve mostrar também esse amadurecimento. Ao mesmo tempo, por se tratar de uma animação, o compositor não pôde optar por uma trilha sonora muito pesada. Achar o equilíbrio não foi fácil.

O compositor então escolheu manter aquele som característico do primeiro filme e que remete à cultura viking pelo uso de instrumentos dos paises nórdicos, mas ao mesmo tempo trouxe uma música mais melancólica e mais orquestral do que a do primeiro filme.

O resultado foi uma trilha sonora que combina com o tom do novo filme, e que apesar de não passar despercebida, não tira o foco do público da história que está sendo contada. Dentre algumas canções que se destacam podemos citar “For The Dancing and the Dreaming”, cantada por Gerard Butler, Craig Ferguson e Mary Jane Wells, e “Where No One Goes”, que toca durante o filme e também nos créditos finais. Ambas foram compostas por John Powell com a ajuda de Jónsi, vocalista da banda islandesa Sigur Rós.

 

 

Mas além da trilha sonora excelente, “Como Treinar o Seu Dragão 2” traz um visual fantástico e uma história bastante comovente que podem agradar gente de todas as idades. Com certeza essa é uma daquelas animações que valem a pena serem assistidas no cinema.

 

 

 

Confira outras críticas do filme no CineOrna:

Crítica 01 | “Como Treinar Seu Dragão 2, por Isabele Orengo

Crítica 02 | “Como Treinar Seu Dragão 2, por Carlos Pedroso 

Mais informações:

Notícias | Rodrigo Lombardi dubla “Como Treinar Seu Dragão 2

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest | YouTube