Olá pessoal! Tudo bom?

Hoje é o nosso primeiro especial de uma data comemorativa e/ou histórica, ou simplesmente para alguns apenas conhecida como, “feriado”! Com certeza 07 de setembro é mais que um feriado nacional é o dia da independência do Brasil. E por este motivo o nosso especial de hoje é sobre o cinema nacional, seus filmes, seus número e suas peculiaridades. Bora conhecer um pouco mais sobre o cinema brazuca?!?!

Os números!

Em 2010, o público do cinema nacional foi de 25.227.757 espectadores, 56,77% acima do registrado em 2009. Com isso, a participação de público dos filmes brasileiros fechou 2010 em 18,78%. Foi o melhor desempenho do cinema nacional, em termos relativos, desde 2003, quando houve o recorde de mais de 21% de participação do filme brasileiro em público. Em números absolutos, no entanto, 2010 foi melhor para o cinema brasileiro, já que em 2003 o público foi de 22.055.249.

 

Tropa de Elite 2, maior público entre os filmes brasileiros e estrangeiros em 2010, quebrou um recorde de mais de 30 anos, superando o grande sucesso de Dona Flor e Seus Dois Maridos. Lançado em novembro de 1976, Dona Flor teve 10.735.524 espectadores nas salas de cinema. Tropa de Elite 2, lançado em outubro de 2010, fez 11.023.475 espectadores.

 

Os dez filmes nacionais mais vistos em 2010!

1 Tropa de elite 2 – 11.023.475

2 Nosso lar – 4.060.304

3 Chico Xavier – 3.412.969

4 Muita calma nessa hora – 1.343.433

5 Xuxa em o Mistério de Feiurinha –  1.056.966

6 O Bem Amado – 953.231

7 Lula, O Filho do Brasil –  848.494

8 High School Musical – O Desafio –  299.023

9 As Melhores Coisas do Mundo –  296.739

10 Quincas Berro D’Água – 272.862

 

Os filmes nacionais!

 Saneamento Básico: O Filme

A dificuldade da produção cinematográfica no Brasil, a falta desaneamento e o “desvio” de verbas são alguns assuntos abordados nesta comédia.

 

O filme mostra um Brasil pouco apresentado no escurinho do cinema, quantos filmes você já foi assistir, em que a locação é uma cidade do sul do país? Em Saneamento Básico, a locação é uma pacata cidadezinha da Serra Gaúcha.

A comunidade da Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, reúne-se para tomar providências sobre a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Uma comissão é escolhida para pleitear a obra junto à sub-prefeitura. Após ouvir a reivindicação, a secretária da prefeitura reconhece a legitimidade da solicitação, mas afirma que não dispõe de verbas para obras de saneamento básico até o final do ano. No entanto, a prefeitura tem quase dez mil em verbas para a produção de um vídeo. A verba veio do governo federal e, se não for gasta, terá que ser devolvida. A comunidade decide então fazer um vídeo sobre a obra. A prefeitura apóia a idéia da realização do vídeo e da utilização da verba para a obra, que seria um absurdo devolver, mas esclarece que, para requerer a verba, a comunidade deve apresentar um roteiro e um projeto do vídeo, e que a verba era necessariamente para obras de ficção. Os moradores da Linha Cristal passam então a fazer um vídeo de ficção que, segundo interpretações, é um filme de monstro, ambientado nas obras de construção de uma fossa, com o único objetivo de usar a verba para as obras. O que eles não esperavam é que a produção do vídeo fosse se tornando cada vez mais complexa e interessante.

A forma em que os personagens se transformam em “cineastas” é muito divertida, desde a dificuldade em entender a diferenças entre gêneros de ficção e documentário, passando pelo roteiro, os gastos de produção ate a edição!

A direção é de Jorge Furtado e no elenco estão Wagner Moura, Camila Pitanga, Fernada Torres, Paulo José, entre outros.

 

Se Eu Fosse Você 2

Poucas continuações superam seus antecessores, e fugir à regra é com este filme!

 

Incrivelmente o filme levou apenas duas semanas para atingir a marca de dois milhões de espectadores. Com certeza muitos foram levados aos cinemas após assistirem um hilário trailer que acabaça com o personagem de Tony Ramos depilando as costas! Com certeza o filme não decepcionou ninguém, ele é mais em amarrado e estruturado que o primeiro e também mais objetivo no tema de sua história.

Cláudio e Helena resolvem se separar e para piorar a situação descobrem que Bia, agora com 18 anos, vai se casar e que serão avós. Em meio a essa crise, trocam novamente de corpos.

Na direção novamente Daniel Filho e no elenco Glória Pires, Tony Ramos, Cássio Gabus Mendes, Marcos Paulo, Isabelle Drummond e muitos outros.

 

Tropa de Elite 2

O filme nacional recordista de público. Melhor em termos de produção e direção a continuação que se tornou o filme brasileiro mais visto.

 

Apenas Dona Flor tinha conseguido mover mais de 10 milhões de espectadores ate as salas de cinema. 30 anos depois Tropa de Elite 2 consegue mais de 11 milhões, tudo isso num tempo que os filmes nacionais lutam contra a pirataria, a internet, a falta de salas de cinemas e a concorrência com filmes estrangeiros.

Nascimento enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava. E não é só. Ele precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime com as constantes preocupações com o filho adolescente. Quando o universo pessoal e o profissional de Nascimento se encontram, o resultado é explosivo.

Direção de José Padilha, e com Wagner Moura, João Miguel, André Ramiro, Fernanda Machado, Seu Jorge e Selton Mello no elenco.

 

Olga

A cinebiografia de Olga Benário que foi um dos filmes mais elogiados no festival Del Nuevo Cine Latino Americano em Cuba!

 

Um filme que não conquistou o público brasileiro mais conquistou o público internacional. Provavelmente o público brasileiro sentiu muito exposta a linguagem televisiva da TV Globo, uma das produtora do filme, o que não agradou muito ao público e a critica nacional.

História de amor, em todos os sentidos: a luta; os ideais; o marido; a maternidade. Da infância burguesa na Alemanha à morte numa das câmaras de gás de Hitler, as imagens retratam a alma de uma revolucionária que descobriu o amor e a crueldade no Brasil, onde Olga Benario casou-se com Luís Carlos Prestes, engravidou e foi entregue por Getúlio Vargas aos nazistas.

Uma história incrível com o roteiro assinado por Rita Buzzar, diração de Jayme Monjardim e elenco grandioso com Camila Morgado, Caco Ciocler, Fernanda Montenegro e Ormar Prado.

 

Cinemas, Aspirinas e Urubus

O filme que prova, na tela grande, a qualidade do nosso cinema e dos nossos técnicos!

 

Um filme muito, bom, dirigido por Marcelo Gomes e a participação de Peter Ketnath e João Miguel que faz um show de interpretação no meio do sertão brasileiro. Além da fotografia, que teve como diretor o estreante Mauro Pinheiro Júnior.

O filme ganhou o premio do Sistema Francês de Educação no Festival de Cannes, melhor filme nos festivais de Guadalajara, Lima, Mar Del Plata, Cuiabá, Rio de Janeiro entre outros. João Miguel também ganhou prêmios de melhor ator.

 

No cinema e no CineOrna!

Atualmente, nas salas de cinema de Curitiba quatro filmes nacionais estão em cartaz, e alguns deles já foram apresentados aqui no CineOrna! Veja quais são os filmes:

Não Se Pode Viver Sem Amor;

O Homem do Futuro; (Veja aqui)

A Alegria;

Onde Está a Felicidade; (Veja aqui)

 

Agora quero saber de você, quantos filmes nacionais você assistiu esse ano?

Por hoje é só pessoal! Até amanhã com as estreias do fim de semana!

Abraços!

 

Fonte: ANCINE