A coluna hoje está voltada para a dança e quem não ficou de queixo caído por esse filme, não merece meu respeito!  #brincadeirinha

 

Cisne Negro“, poxa que filmão, grande sucesso que deslumbrou a crítica e deu a Natalie Portman (“V de Vingança“) um Oscar de melhor atriz, mais que merecido. Dirigido pelo excelente Darren Aronofsky (“Réquiem para um Sonho“), o longa conta a história da bailarina Nina (Portman), que dedica toda sua vida à dança, lhe rendendo o principal papel no balé “O Lago dos Cisnes”. Muita técnica, dedicação, treino e esforço, além de um diretor artístico arrogante e exigente, Nina acaba desenvolvendo transtornos psicológicos, trazendo a tona muita fúria, emoção tudo deixando ainda mais perfeita a sua performance no palco. 

A figurinista responsável pelo filme foi Amy Westcott, mas quem desenvolveu as roupas de balé foram as irmãs Kate e Laura Mulleavy, estilistas da Rodarte.  Isso gerou certa polêmica, pois caso o figurino rendesse um Oscar, as irmãs não iriam ganhar o prêmio pois, pelo contrato estabelecido com Amy, premiações não estavam cogitadas. Achei sacanagem, porque uma das grandes belezas do filme são os trajes de balé e daí a as grandes autoras disso ficariam de fora?

Bom, desabafos a parte, Amy Westcott retratou o lado “staff” de uma companhia de balé, estudou a fundo como se portam as bailarinas quando estão ensaiando e conseguiu mostrar com bastante precisão esse universo. A forma como elas se vestem, colocando várias camadas de roupa, como se maquiam sozinhas e como preparam sua sapatilha manualmente.

 

Partindo para as irmãs Mulleavy, vemos a parte mais teatral da companhia. Elas nunca tinham trabalhando com figurinos antes, mas não foi motivo para deixar de fazer algo espetacular. Elas se inspiraram em aves para desenvolver os “tutus” (saia da bailarina), trazendo o branco e os tons pastéis para as partes do “Cisne Branco”, que representa a pureza e fragilidade. Para o “Cisne Negro” elas trouxeram aspectos sombrios, inspirados em filmes de terror, usando cores escuras que dão um toque de sedução e ira. Ambos os figurinos se adequaram perfeitamente com o estado de humor da personagem Nina.

 

Além do figurino do balé, as irmãs também criaram o lindo vestido branco, usado por Nina no dia em que ela é apresentada como a nova “Primeira Bailarina” da companhia.

 

Os figurinos de Kate e Laura Mulleavy ficaram expostos no Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles em 2011.

 

Para finalizar, a marca Swarovsky disponibilizou seus cristais para enfeitar o cenário do espetáculo.