Olá cinéfilos!

Vocês não me conhecem, sendo assim, vamos as devidas apresentações! Meu nome é Isadora, sou amiga do Kelvyn e do pessoal do Tudo Orna, e é claro, uma apreciadora do cinema e suas vertentes. A partir de um convite feito pelo Kelvyn, ressaltando que eu fiquei muito feliz em recebê-lo, irei fazer parte do CineOrna e trocar experiências cinematográficas com vocês. Espero que vocês apreciem e comentem, afinal, dicas, sugestões e críticas são sempre bem vindas!

Confesso que fiquei um bom tempo pensando em qual seria o tema para esse primeiro post, mas acredito que assim como o Kelvyn fez (veja aqui o primeiro post do CineOrna), acho interessante postar alguns dos meus filmes preferidos. Devido à variedade de filmes que eu gosto, não irei citar o meu Top 10 de filmes em geral, mas sim, meu Top 5 em filmes europeus. SIM! Eu adoro o cinema europeu, não sei dizer se é a fotografia que me encanta, sempre tão impecável, os cenários, meticulosamente elaborados, o enredo, que nos atrai e prende a atenção a cada minuto. Ou, simplesmente TUDO ORNA em filmes europeus!

Mas vamos ao que interessa, os filmes! O meu Top 5 não tem uma escala de preferência, são apenas os filmes europeus que eu mais gosto.

 

Top 1: “As Canções de Amor

Esse filme me encantou do início ao fim, desde a história de diferentes tipos de relacionamentos, até mesmo as músicas. Por se tratar de um musical, particularmente sou fã dos mesmos, o filme não permite que a monotonia tome conta enquanto você assiste, além das letras serem incríveis, e interpretadas pelos próprios atores. A história se passa na famosa Cidade Luz, trazendo o charme das ruas parisienses para o filme. Um dos protagonistas da trama é o ator Louis Garrel, que para mim é um dos destaques do cinema europeu.

 

Top 2: “A Onda

Um dos filmes mais impressionantes que assisti! Um filme alemão que possui o título original de “Die Welle“,  e que mexe com a perspectiva das salas de aula de todo o mundo. A imagem conhecida do professor é a de um educador, podendo até mesmo ser um formador de opiniões, afinal crianças possuem uma mente aberta, e acabam confiando nos adultos, além do grande conhecimento que o mesmo possui. O filme explora a capacidade de um professor de implantar uma experiência prática nos seus alunos em relação ao fascismo. Os adolescentes criam um movimento chamado A Onda, no qual existem líderes, regras, e quem se opõe ao grupo recebe sérias ameaças. A forma como é retratada a influência de um orientador na vida desse grupo de adolescentes é incrível, nos fazendo refletir na vida real, e no papel que o professor exerce na sociedade e na educação das crianças. Enfatizando que “A Onda” é baseado em um caso real ocorrido na Califórnia em 1967.

 

Top 3: “Cinema Paradiso

Um clássico da história do cinema, e uma grande referência do cinema europeu. “Cinema Paradiso” retrata a história de amizade do menino Totó, que é uma criança sapeca e encantada com os filmes, e o projetista de filmes Alfredo, um senhor que facilmente se irrita com as travessuras do menino, mas no fundo gosta das brincadeiras e de Totó. O filme é repleto de risadas e emoção, quando se trata dos relacionamentos e acontecimentos da trama. A história se inicia por lembranças do agora adulto Totó, contando sua história em uma pequena cidade da Sicília. O que me encantou nesse filme, foi a inocência nas brincadeiras e relacionamentos, chegando a ser em alguns momentos nostálgico.

 

Top 4: “Sozinho

Um filme da Turquia, repleto de emoções. “Sozinho” conta a história de Alper, um chef de cozinha muito bem sucedido, que é cercado por mulheres e abusa da sua vida de solteiro, sem comprometimentos e qualquer tipo de laço. Certo dia Alper encontra Ada, uma mulher com uma beleza única e sempre de bem com a vida. Na tentativa de conquistar mais uma vítima da sua vida promíscua, Alper acaba se apaixonando, porém, não acostumado com essa situação o romance dos dois entra em conflito. Um filme com uma fotografia e direção impecável, e uma história que nos faz pensar sobre a vida de pessoas isoladas e que precisam de outras pessoas, porém acreditam não ser necessário.

 

Top 5: “Os Sonhadores

Ah! Não ouso dizer que é o meu preferido no gênero europeu, mas beira o topo! “Os Sonhadores” é baseado no romance de Gilbert Adair chamado Os Inocentes Sagrados. O filme aborda a amizade entre Matthew, um americano realizando um intercâmbio por Paris, e apaixonado por cinema, que acaba conhecendo os irmãos Theo e Isabelle, também amantes do cinema clássico. A partir desse gosto em comum entre os três, surge uma amizade um tanto diferente. Theo e Isabelle vivem em um mundo isolado e confuso, os irmãos abusam da intimidade entre eles, deixando Matthew pouco confortável com certas situações e jogos psicológicos. A direção do filme ficou por conta de um dos meus diretores favoritos, Bernardo Bertolucci.

E é isso! Espero que gostem do post e logo teremos mais novidades por aqui! Semana que vem especial sobre o diretor Quentin Tarantino! Não percam!

E vocês, o que acham? Os filmes europeus Ornam?