Confesso que desde o primeiro trailer eu estava com muito receio que esse novo filme seria mais uma bucha que colocaria a DC mais ainda no fundo do poço, mas tive que morder a língua. “Shazam!” é um filme que te dá um tapa na cara de tão bom que chega a ser. O filme surpreende muito em vários aspectos inesperados. Mas o que com certeza fez este longa dar certo é o fato dele capturar todos os públicos. É um filme para adultos, crianças e para qualquer fã sério de quadrinho, ou seja, o filme se vende e que produtora não amaria isso?

A história de origem do até então Capitão Marvel é muito ampla, durante esses longos anos de personagem, sua origem foi modificada algumas vezes. A partir de 2011 com os novos 52 da DC, a história de vários personagens da mesma foram modificados, e de Shazam não é diferente. O filme na verdade se baseou nessa origem para desenvolver o roteiro. Abandonaram o nome Capitão Marvel e só é conhecido como SHAZAM. O longa conta a história de Billy Batson, (Asher Angel) um garoto órfão que busca desesperadamente sua mãe biológica. Nesse desenvolvimento do filme, um mago antigo busca um campeão para passar seus poderes para poder defender a terra dos 7 pecados capitais, o mau do mundo. E assim como o mago, os pecados também encontraram  seu portador. No longa esse personagem é o Dr. Sivana, o vilão mais antigo do herói, interpretado por Mark Strong, que quer roubar os poderes do personagem principal. Toda as vezes que Billy diz a palavra Shazam!, os poderes de vários deuses antigos caem sobre ele. A sabedoria de Salomão, a força de Hércules, vigor de Atlas, poder de Zeus,  coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio, criando assim o ser mais poderoso da terra. Curiosamente Shazam é o único herói que consegue bater de frente com o Superman (como visto na HQ, Reino do Amanhã).

zachery levi & mark strong

Toda vez que se transforma, Billy encorpora sua forma adulta, mas com sua mentalidade de criança, interpretado pelo ótimo ator (Zachery Levi). O longa se desenvolve com o ator em sua versão criança tentando se acostumar com sua vida com seus outros irmão adotivos, compartilhando seu segredo com só um deles, que acaba sendo seu ‘ajudante’, ajudando a descobrir seus poderes e como usá-los. Uma das coisas que mais me chamou a atenção neste longa é como é descarado a jogada das imagens de heróis no filme. Eles vivem em um mundo aonde o Batman, Superman e Mulher-Maravilha são conhecidos e brincam com isso no filme todo. Ele quer ser um herói mas acaba descobrindo que não é algo fácil, ainda mais com um super-vilão tentando destruir tudo e a todos. O elenco todo do filme, do começo ao fim é ótimo e todos fazem seus trabalhos muito bem, dando um pequeno adendo aqui a pequena Darla, uma menina muito fofinha que quer agradar sempre a todos.

Shazam!” deu muito certo por vários fatores, o principal é que apesar de ser um personagem desconhecido pela maioria, sua história de origem é muito original e criativa, e é muito bem explicada sem se tornar algo chato e enfadonho. O enredo é muito bom, o timming flui muito bem e o ponto altíssimo do longa é o puro divertimento. Ele abraça a galhofada já apresentada em Aquaman, só que com mais acertos, com um pé na realidade. O filme é muito engraçado, cômico e muito real nas ações baseadas na realidade de como seria um herói com poderes com os quais não sabe lidar. O filme ri de si mesmo, ele invoca cenas de inocência infantil de crianças, possui cenas de ação muito bem elaboradas e bacanas, tira sarro de esteriótipos de heróis, tem uma trilha sonora épica para os momentos certos e soube elaborar as cenas de drama com tato sem forçar demais.

Shazam!” sem dúvida nenhuma é um dos melhores filmes de heróis já feito, e um dos melhores desse ano sem dúvida. Ele agradará a todos e com certeza é um filme para a família ao mesmo tempo que é para aquele fã fanático de quadrinhos. O longa possui uma das melhores cenas finais de filmes de heróis, é realmente impagável e ousa muito na parte final do filme, fazendo algo que ninguém espera. A DC teve mais um acerto e se continuar assim, terá um bom caminho para a redenção de seus filmes. Esperemos que mais longas assim com o desenvolvimento certo sejam feitos para agradar aqueles que ainda não desistiram da única rival da Marvel. Lembrando que o longa possui duas cenas pós créditos.

 

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest | YouTube