CineOrna_CriticaEvereste

Evereste” é baseado em uma história real, acredito que isso já é suficiente para muitos já terem o interesse em ver esse filme, e de fato é válido, sempre nos emocionamos mais quando sabemos que a história que acabamos de ver é real.

CineOrna | Evereste - PÔSTER

O filme fala sobre três equipes que foram subir ao Everest, em 1996, e claro, mediante isso dificuldades foram aparecendo no decorrer no filme, pois é impossível você desafiar a natureza sem sofrer algumas consequências, muitas pessoas morreram obviamente, e poucos sobrevivem, isso não é um spoiler, é um fato que isso iria ocorrer, mas vamos aos detalhes maiores do filme. “Evereste” conta a história de Rob Hall (Jason Clarke) um instrutor que vive a vida a ‘levar’ seus turistas ao topo da montanha, um prática nada barata pelo que vemos no filme, já no início da trama vemos isso, Hall levando o grupo até o Nepal e chegando na base eles fazem a adaptação para se aclimatar antes de subir a montanha, é curioso todo o trabalho que se tem de fazer antes de subir a montanha, você tem de fazer algumas escaladas menores para seu corpo se acostumar com o frio e, mesmo assim nenhum alpinista pode bater no peito e dizer, ‘eu irei subir essa montanha’, não, infelizmente quem manda em você é seu corpo, e se ele estiver cansado ou sofrendo ele irá te lembrar isso, e durante o longa vemos isso direto, realmente não é uma tarefa fácil subir uma montanha qualquer, quem dirá a maior montanha do mundo, aonde suas regras e vontades estão acima da vontade do ser humano.

CineOrna | Evereste - FOTO

O cenário é lindo, lembrando que algumas partes foram filmadas nessas região e obviamente o resto foi feito em cromaqui. Com a direção de Baltasar Kormákur, responsável por fazer vários filmes de ação, “Evereste” tem um elenco repleto de grandes figuras conhecidas, dentre elas Jake Gyllenhaal, Josh Brolin, Emily Watson, Keira Knightley, Sam Worthington, entre outros. Mas talvez esse já seja o primeiro erro do filme, se coloca grandes atores em um mesmo filme aonde vemos que isso claramente não funciona, (“Mercenários” é um exemplo) o que acaba ofuscando a trama, e claro alguns tem mais destaque e outro não, Sam Worthington que o diga, praticamente esquecido pelo cinema diga-se de passagem, quase parece um fantasma no filme, somente no final é que vemos um ‘destaque’ maior para ele, fora isso é um papel medíocre. E por mais que a história seja comovente não é o suficiente para ter recrutado esse elenco, atores menos desconhecidos talvez fossem o suficiente para trabalhar esse filme.

CineOrna | Evereste - FOTO

Evereste” te passa certa agonia pelo sofrimento que os personagens passam para alcançar seu objetivo, o que não é pouca coisa, na verdade, vemos aos poucos cada um recebendo da montanha um pequeno castigo, trata-se de um drama, seria normal ver tais situações, mas como é um fato real o cinema poupou o drama exagerado (nem podia ser diferente) mas se não fosse, com certeza, iríamos ver mais lágrimas, dor e mortes, e é nesse aspecto aonde você para e pensa, porque fazer isso? Logo no começo somos impactados com as estatísticas, uma em cada quatro pessoas morrem ao tentar essa escalada, e mesmo conseguindo subir, ninguém garante que você conseguirá descer, e se conseguir, poderá ficar com sequelas do frio, tudo isso sem contar o valor desembolsado para subir a montanha, nada mais nada menos que 50 mil dólares, veja bem, vale a pena pagar para morrer? É um esporte de risco, e quando perguntaram a eles o porque tenta fazer a escalada, a resposta é a seguinte: porque não? ela está lá fora, seria um crime não subi-la, de qualquer maneira o filme retratou com respeito a vida dessas pessoas mostrando o quão longe chegam alguns em busca de adrenalina, aventura ou simplesmente explorar as belezas da vida e a capacidade humana.

728x90_DATA

Saiba mais sobre o filme:

Notícias | Primeiro pôster de “Evereste” destaca o monte como o lugar mais perigoso do mundo

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest | YouTube