Hoje é dia de CineOrna Club, o Clube de Cinema do CineOrna.

Um espaço onde falamos sobre filmes que são clássicos e filmes que acabaram de ser lançados. Nossos comentaristas fazem análises e trazem uma visão nova de cada filme, uma perspectiva que você encontrará somente aqui no CineOrna Club.

Apresentado por Kelvyn Kaestner, com os comentários de Fran LimaMaiara Tissi e Thiago Cardoso, o CineOrna Club discute os principais pontos do filme do dia, de maneira informativa, descontraída, e com muita interatividade.

Nesse segundo episódio falamos sobre cinema nacional, o filme escolhido para o debate foi “Saneamento Básico: O Filme“.

Dirigido por Jorge Furtado, e estrelado por Fernanda Torres; Wagner Moura; Camila Pitanga; Bruno Garcia; Lázaro Ramos; Tonico Pereira e Paulo José. Conta a história dos moradores da Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na Serra Gaúcha, que reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto.

Eles elegem uma comissão, que é responsável em fazer o pedido junto à subprefeitura. A secretária do prefeito reconhece a necessidade da obra, mas informa que não há verba para realizá-la. Entretanto, a prefeitura dispõe de quase R$ 10.000 para a produção de um filme. Este dinheiro foi dado pelo governo federal e, se não for usado, será devolvido em breve. Surge então a ideia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um filme sobre a própria obra. Porém, a retirada da quantia depende da apresentação de um roteiro e de um projeto do filme, além de haver a exigência que ele seja de ficção. Desta forma os moradores se reúnem para elaborar um filme barato, que conta a história de um monstro que vive nas obras de construção de uma fossa.

Confira o episódio completo do CineOrna Club sobre o filme “Saneamento Básico: O Filme“:

++Veja Mais: Confira o primeiro Episódio do CineOrna Clube sobre “Nomadland”